terça-feira, 14 de junho de 2011

Pátria Amada "Plasil"



Primeiro, eles vêm à noite, com passo furtivo
arrancam uma flor
e não dizemos nada.
No dia seguinte, já não tomam precauções:
entram no nosso jardim,
pisam nossas flores,
matam nosso cão
e não dizemos nada.
Até que um dia o mais débil dentre ele
entra sozinho em nossa casa,
rouba nossa luz,
arranca a voz de nossa garganta
e já não podemos dizer nada. 
(Maiakovski)




Hey, Pessoas, como vão... Por aqui tudo caminhando conforme planejado. Fico muito feliz em dizer isso, porque na vida nunca planejei muita coisa, na verdade sempre quis tudo, ainda quero, a diferença é que hoje,  um pouco mais madura, percebo que o que mais me faltou nessa vida se chama foco, e sem ele não há plano que dê certo. Não posso dizer que me transformei numa super pessoa focada e centrada, mas acho que hoje em dia consigo manter sobre controle coisas que antigamente seriam impossíveis. Assim espero...
Depois de dois meses de férias em terras australianas voltei às aulas e é muito bom, apesar de odiar levantar cedo, eu gosto de estudar, me faz bem e línguas é uma coisa que sempre gostei. Tenho trabalhado, vamos dizer, em comparação ao Brasil, pouco, mas em esforço físico muito... Ser garçonete, faxineira,  seja o que for quando você é “ cucaracha”  exige de você no mínimo um pensamento fixo na grana que virá depois, outro modo, a gente desiste. Porque   é uma grana legal!
Enfim, esse post é exatamente para falar de uma coisa que tenho percebido e me incomoda muito: o quanto nosso Real vale bosta nenhuma! 
Eu sei, você caro leitor, que está começando ler esse post deve estar pensando “Lá vem, mais uma burguesinha que saiu fora e agora está dando uma de descolada querendo falar daquilo que não entende, com esse discursinho universitário!” Posso dizer: estou pouco me fodendo pra você. Se pensa isso,  é  porque você não me conhece, não conhece nada sobre  minha história e sendo assim pode parar por aqui. 
Em primeiro lugar, quero dizer, que antes de morar em outro país, talvez muitas vezes eu tenha tido essa impressão das pessoas ao  meu redor, mas hoje entendo completamente, e vou dizer,  a sensação que eu tenho, é de e de abandono e impotência. Ver tudo o que acontece em nosso país, ou melhor não acontece, e ver de fora o tamanho do potencial que nós temos é de chorar e toda vez que penso nisso eu fico muito mal.
Eu não entendo de politica, menos ainda entendo de história politica economica, sempre fui a favor de ONG’s OSCIP’s essas paradas aí que tapam os buracos que o governo seria responsável, acho que temos direito de expor nossas opiniões,  porém, hoje,  consigo ver coisas que estão no nosso nariz e ainda assim não queremos enxergar: o quanto nosso governo é corrupto, quanto somos roubados e o pior: o quanto nos preocupamos  com coisas pequenas que não vão dar em nada e nem mudar a vida de ninguém. Fico mals, porque imagino o quanto nossa vida seria melhor se apenas uma coisa acontecesse: não fossemos roubados descaradamente e tivessemos foco para ao invés de fazer passeata para legalizar a maconha, nos uníssemos pra botar esse bando de ladrões na cadeia. Não estou dizendo que não devemos lutar por aquilo que achamos certo e acreditamos. Fumar um baseadinho é legal, o tráfico não é... Aí, leio no jornal: “São Paulo recebe a A marcha das Vadias”, marcha que começou no Canadá, e tem como objetivo combater o machismo, porque as pessoas andam mais preocupadas com o que as mulheres vestem, se atraem o desrespeito dos machos e das pessoas a sua volta do que com o próprio desrespeito que nosso governo tem para com todos nós: homens, mulheres, crianças, homosexuais, vadias, piranhas, transexuais, patricias, mauricios  e por ai vai,  que pagamos impostos mas morremos em fila de hospitais... Porra, o povo do Canadá tá sussa, vejam a economia deles,  eles póóódemmmm com esse tipo de manifestação... Nós temos mais com o que nos ocupar... Totalmente fora de foco.
O Brasil cresce a olho nu, ingleses, australianos, chineses, japoneses, o mundo todo hoje sabe quem somos, e quem somos? Temos  riquezas que os outros não têm e que mudariam nossas vidas se soubéssemos como utilizá-las e como estamos utilizando? O que o brasileiro ganha com isso?
  Olho ao meu redor aqui na Austrália e vejo que existem pessoas milionárias, sim, mas não vejo a diferença social que vejo no Brasil. Simplesmente aqui as pessoas com pouco fazem muito, todos moram, comem, cuidam da saúde e conseguem se divertir, ninguém se mata de trabalhar, para chegar no final do mes e poxa,  cadê a grana?  E sabe porque isso? Porque o governo intervém e faz a parte onde lhe compete. Simples. Por que todos os impostos pagos voltam em serviços para os cidadãos. É óbvio que para eles existem problemas que ao meu ver não é problema nenhum sendo brasileira, mas é uma “huge” diferença que só me faz pensar, somos uns babacas cordiais!
Tenho um amigo que morou fora um ano e sempre me dizia, “por quê??”, “por que não funciona!?” eu nunca entendia muito bem, mas hoje entendo... E um outro que ficou só um mês aqui e percebeu a diferença. Aqui você não vai se matar de trabalhar porque com o que você trabalha você vai ter uma grana legal, você vai conseguir pagar seu aluguel, e vai conseguir ter qualidade de vida. Sim, as coisas funcionam!
Quando falo que não entendo de politica, quero dizer, que não entendo quais medidas devem tomadas para que possamos sair da lama, não estudei pra isso, mas mudar nossa postura frente a quem nos rouba com certeza é o primeiro passo.
Ah, mas o Brasil tá crescendo, tendo visibilidade, a economia melhorou, podemos comprar carros, ter TV e internet a cabo, até nas favelas têm, podemos viajar, as passagens estão baratas,  não é demais? Não,  não é... Isso tudo é status e não melhora a vida da grande maioria... Tem gente que morre de fome  ainda, o Brasil vai ficar lindo pra quem já tem uma grana e quem é pobre vai se fuder cada vez mais, uma grande diferença social, maior a cada dia é o que eu acredito que nos espera, maior do que já temos....
Sei lá, não gosto muito de falar sobre esses assuntos, porque sei que o buraco é muito mais embaixo e não sou eu sozinha, de longe que vou resolver, mas ando tão indignada que não consegui me segurar.
Só para constar, esses dias estava passando em frente a uma escola aqui na cidade onde moro e tinha uma placa que dizia que a construção daquela escola fazia parte do plano de desenvolvimento economico da Australia, ou seja, o investimento em escolas contribui com o desenvolvimento economico do país. Sempre acreditei nisso, sempre.
Mas eu sei que tem pessoas que vão me perguntar "o que tem a ver economia com escolas? " O que? ...

Um comentário:

  1. Estou contigo amiga! Aqui até tem placas, principalmente em Piracicaba, mas é uma puta mentira! A escola que trabalho aqui em Campinas também tem, e veja só, as obras começam e o roubo é tão grande que param e ninguém sabe o que aconteceu, que os pedreiros simplesmente não apareceram mais. É muito sacanagem, é mesmo uma vergonha!

    Seu texto é muito bom, Má, eu amo você!

    ResponderExcluir